Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


tiss:hash

O que é HASH?

Um hash é uma sequência de bits gerada por um algoritmo de dispersão que permite a visualização em letras e números, representando 1/2 byte cada. O conceito teórico diz que hash é a transformação de uma grande quantidade de informações em uma pequena quantidade de informações.

Essa sequência busca identificar um arquivo ou informação unicamente. Por exemplo, uma mensagem de correio eletrônico, uma senha, uma chave criptográfica ou mesmo um arquivo. É um método para transformar dados de tal forma que o resultado seja quase exclusivo. Além disso, funções usadas em criptografia garantem que não é possível a partir de um valor de hash retornar à informação original.

No TISS o cálculo do hash considera apenas a concatenação do conteúdo das tags desprezando as tags XML propriamente ditas. O conteúdo das tags é concatenado e considerado de forma literal, desde o primeiro caracter à esquerda até o último caracter à direita, sem qualquer inserção, supressão, modificação ou ajuste, respeitando maiúsculas e minúsculas, pontuação, acentuação e caracteres especiais.

O epílogo das mensagens TISS contém o hash das informações. Esse campo contém o hash apenas dos valores contidos nas transações, não incluindo as tags XML. O objetivo do hash é garantir que o dado, uma vez gravado, não seja alterado.

Referência

http://www.ans.gov.br

tiss/hash.txt · Última modificação: 2015/06/09 11:05 por lucas