Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


lucas:desafio:programacaoestruturada

Por que existem várias linguagens de programação estruturada e como aproveitar isto?


O que é a programação estruturada

Não existe uma definição aceita para a Programação Estruturada mas sim, é um paradigma de programação. No sentido mais restrito o conceito de programação estruturada diz respeito à forma do programa e do processo de codificação, forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão ou seleção e iteração (esta última também é chamada de repetição), desenvolvida por Michael A. Jackson no livro “Principles of Program Design” de 1975.

Apesar de ter sido acontecida pela programação orientada por objetos, podemos dizer que a programação estruturada ainda é muito influente, uma grande parte das pessoas aprendem o sentido da programação através dela.

Características principais:

  • Apenas três estruturas básicas de controle: sequência, seleção e iteração ou repetição
  • Forma de um programa estruturado
  • Aplicação de convenções de codificação estruturada a uma linguagem de programação específica

Linguagens de programação estruturada

Linguagens de programação também tornam os programas menos dependentes de computadores ou ambientes computacionais específicos. Isto acontece porque programas escritos em linguagens de programação são traduzidas para o código de máquina do computador no qual será executado. Embora possuam suporte para a orientação a objeto, inúmeras linguagens ainda hoje são utilizadas pelos programadores, algumas delas listadas abaixo:

  • Linguagem C

A Linguagem C é uma linguagem de programação que se deu origem a partir de outras linguagens antigas. Dada a sua simplicidade e flexibilidade, tornou-se do tempo uma das linguagens de programação mais utilizadas, principalmente por programadores iniciantes, sendo utilizada na criação e desenvolvimento de softwares e sistemas operacionais que ainda hoje são famosos, como por exemplo o Sistema Operacional Windows. Devido à problemas de gerenciamento de código, a linguagem C atinge seus limites, entre 25.000 e 100.000 linhas, a partir disso foi se originando outras linguagens mais sofisticadas.

  • Linguagem PHP

O PHP foi criado originalmente por Rasmus Lerdorf em meados de 1994 e escrito em Perl, sendo reescrito depois em C para incluir acesso a bancos de dados. Com a propagação dessa ferramenta pelo mundo virtual, Rasmus disponibilizou uma documentação do software e batizou-o oficialmente de PHP v.1.0. Com a crescente utilização do PHP, mais e mais recursos foram incluídos, tornando a linguagem cada vez mais poderosa. Na época, outros programadores juntaram-se ao criador desta linguagem, contribuindo sensivelmente para o seu aprimoramento, entre os quais podemos citar os israelenses Zeev Suraski e Andi Gutmans, e foi assim que nasceu o PHP v.3.0. Hoje a versão do PHP chega a 7, levando aos programadores melhorias, performance e novos recursos.

  • Linguagem Perl

A linguagem Perl é uma linguagem multiplataforma que roda não só no GNU/Linux como também no Windows, Unix e entre outros. O mais interessante desta linguagem é que pode ser utilizada tanto para ambientes Desktop quanto para programação Web. O Perl surgiu em 1987, criado por Larry Wall, que é um programador, que além de criador da linguagem é o atual mantenedor da própria. Seu slogan “There's more than one way to do it”(Existe mais de uma maneira de fazer isso) demonstra exatamente o propósito da linguagem: sua flexibilidade e capacidade de fazer códigos funcionais. Em ambientes Unix - onde a linguagem nasceu e se desenvolveu - possui funções muito eficientes para manipulação de textos, além de ser utilizada para programação de formulários “WWW” e em ferramentas administrativas do sistema operacional Unix.


Como desfrutar destes paradigmas

O mundo da computação é muito complexo. Desta forma, este mundo foi dividido em partes, para que a complexidade pudesse ser trabalhada (“dividir para conquistar”). A existência de diversas linguagens de programação justifica-se apenas pela existência de vários tipos de problemas. A escolha de uma linguagem de programação depende do tipo de problema a ser solucionado, ou seja, de que melhor forma entregaremos a solução para o usuário final. Smartphones, tablets, laptops e cada vez mais uma infinidade de dispositivos estão inseridos no mundo computacional e não necessariamente a mesma linguagem de programação será utilizada para produzir softwares para cada um desses dispositivos, nem sempre somente uma destas finitas linguagens de programação é o suficiente para a solução precisa do problema.


Referências Bibliográficas

  • FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPACHER, H. F Lógica de Programação. (A Construção de Algoritmos e Estrutura de Dados). São Paulo: Markron Books, 1999.
  • GUIMARÃES, Guilherme. Protocolo TI: Tutoriais, artigos e matérias sobre Desenvolvimento de Software.. 2012. Disponível em: ProtocoloTI. Acesso em: 16 maio 2017.
  • UNIPAM – União Pan-Americana de Ensino. Linguagem C/C++. Cascavel: Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel – FACIAP. Curso de Ciência da Computação. 2004.
  • ZIANE, N. Projetos de Algoritmos com Implementação em Pascal e C. São Paulo: Pioneira, 1996.
lucas/desafio/programacaoestruturada.txt · Última modificação: 2018/05/17 10:04 por lucas